Sunday, July 19, 2009

Como o cancer mata

Quando os médicos me disseram que a condição do Dave era terminal, eu perguntei para várias pessoas como o cancer funciona, o que ele faz ao corpo, como ele mata. Eu não consegui uma explicação satisfatória, então eu comecei a procurar na Internet. Eu encontrei bastante informação, mas achei um texto em particular muito interessante e explica em termos bem simples o que acontece. Aqui está a informação que eu achei:
O que é cancer?

Quando você ouve a palavra "cancer", você provavelmente pensa numa única doença, como "pneumonia" ou "AIDS". Mas isso é de uma certa forma enganoso.

Cancer é o nome que se dá a qualquer doença que ocorre quando células no nosso corpo crescem fora de controle.

Crescem fora de controle. Essa é a diferença básica.

Todas as células crescem. Isso é o que elas estão programadas para fazer. Crescimento celular ocorre naturalmente bilhões e bilhões de vezes todo dia em nossos corpos. Você machuca o dedo. Algumas células morrem. O corte cicatriza. Algumas células crescem. Você penteia o cabelo. Os fios velhos, feitos de células mortas, caem. Novos fios de cabelo crescem das raízes. Você envelhece. Algumas células do cérebro morrem. Você aprende. Novas células do cérebro são criadas.

Bilhões e bilhões dessas transações celulares acontecem todo dia sem que nós nos demos conta. Células são criadas da divisão de outras células. Elas cumprem o seu papel – carregam sangue, fazem nascer novos fios de cabelo, cicatrizam um corte – então elas se retiram de cena e morrem, apenas para serem substituídas instantaneamente pelo novo ator no palco.

Nós humanos estamos constantemente nos renovando. A pele que cobre o seu corpo já foi descartada e reconstruída muitas vezes desde que você era um bebê. Os seus cabelos não são os mesmos de quando você era pequeno. Existem muitos processos que controlam o crescimento e divisão de uma célula, em cada um deles pode acontecer alguma coisa errada. Em geral, vários desses mecanismos de controle devem estar danificados antes de uma célula se tornar cancerosa.

Existem entre 50 e 75 trilhões de células no corpo humano. Um trilhão são 1000 bilhões. Um milhão de milhões. Então, quando dizemos que células estão se dividindo bilhões e bilhões de vezes por dia, não é exagero.

Então, o que é cancer? Cancer – crescimento descontrolado – acontece quando uma – apenas uma – dessas 50 trilhões de células enlouquece. Ela entra em cena, cumpre o seu papel, mas na hora de sair e morrer, ela não sai. Ela continua lá, e continua crescendo sem parar.

Cancer é uma coleção de mais de 200 doenças diferentes em que as células de um órgão ou tecido no corpo se tornam anormais, crescendo e se multiplicando descontroladamente. Células normais tem um ciclo de vida, e se reproduzem através do corpo de uma forma controlada. Crescimento normal continua durante a vida para substituir tecido gasto, cicatrizar feridas, e para manter órgãos saudáveis. Quando as células crescem sem controle, elas comumente formam um tumor.

Alguns tumores crescem apenas no local onde eles começaram, esses são chamados tumores benignos. Outros tumores não apenas crescem no local, mas tem o potencial de invadir e destruir o tecido normal à sua volta e se espalhar para outras partes do corpo. Esses são chamados tumores malignos, ou cancer.

O cancer se espalha quando células malignas se separam do tumor original (primário), são carregadas para outras partes do corpo e se alojam em novos locais como um novo cancer independente (secundário). Um tumor que se espalha dessa forma é chamado metástase.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Como o cancer mata

"Cancer" é na verdade o nome de qualquer doença em que células crescem descontroladamente. Não é uma única doença. Existem mais de 200 tipos de cancer conhecidos.

Se uma célula cresce descontroladamente, ela acaba por "sufocar" as funções vitais que as células precisam cumprir para nos manter saudáveis.

Imagine uma célula como um escritório. Pessoas trabalham nesse escritório, cada uma cumprindo suas tarefas. Essas tarefas variam desde pouca importância, até tarefas de importância vital. Quando o escritório está funcionando bem, cada pessoa tem espaço suficiente para cumprir suas tarefas sem problemas.

Agora imagine que uma banda militar entra nesse escritório. Não é que a música não seja apreciada, é apenas que não há espaço suficiente no escritório para acomodar os músicos. Então o chefe pede para a banda se retirar.

Mas, para a surpresa de todos, a banda se recusa a ir embora e continua tocando como antes.

O chefe está impotente para colocar a banda pra fora, então todos tentam continuar trabalhando ao redor da banda. As secretárias tentam datilografar e arquivar, mas os trompetes não deixam. Os contadores tentam fazer suas contas mas os percussionistas roubaram todos os lápis para usar como varetas. Uma bagunça.

O que torna tudo ainda pior é que não só a banda continua tocando, mas também continua crescendo. Cada dia, outros cem músicos se juntam à banda, sufocando esse pequeno escritório.

O funcionamento normal do escritório é destruído até que finalmente ele para e fecha.

Isso acontece quando o cancer invade o seu corpo. Ele sufoca as funções normais do corpo humano. Órgãos deixam de receber os nutrientes que precisam porque as células que deveriam estar cumprindo essa função foram sufocadas por células cancerosas.

Então, finalmente os órgãos afetados param de funcionar.

13 comments:

  1. Òtima explicação, muito boa mesmo, gostei, está de parabéns quem há criou!!!

    ReplyDelete
  2. Parabéns, muito bom mesmo. É o que eu pretendo estudar, oncologia, e ainda não sabia assim, detalhadamente. Obrigado.

    ReplyDelete
  3. GOD BLESS U. U ARE VERY GOOD TEACHER.

    PERDI MINHA MAE E MINHA IRMA COM CANCER E NUNCA OUVIRA UMA EXPLICACAO TAO BEM DETALHADA.
    HOJE TRABALHO COM PACIENETS TERMINAIS AQUI NOS USA E VC ME AJUDOU A AJUDAR OUTROS QUE ME PERGUNTAM E NAO SEI COMO EXPLICAR DE FORMA TAO SIMPLES E TAO RICA AO MSM TEMPO , COMO VC O FEZ. BJIMMM

    ReplyDelete
  4. boa noite.
    obrigado pela resposta.
    mas so nao entendo como minha mae esta suportando ha mais de 2 meses com cancer no estomago,parede abdominal,veia aorta,figado e pacreas.so sendo um milagre de Deus mesmo...

    26/08/2011

    ReplyDelete
  5. Anonimo, o organismo da sua mae ainda esta combatendo o cancer. Sim, milagres acontecem. As vezes quando tudo parece perdido, as coisas mudam e Deus nos da o presente da esperanca.

    ReplyDelete
  6. Muito obrigado pelo esclarecimento simples e abrangente a minha avo esta em fase terminal com um cancer na coluna eu estava curiosissima por saber como e que o cancro mata.

    ReplyDelete
  7. Ótima explicação! Os leigos agradecem. Ricardo.

    ReplyDelete
  8. Ótima explicação. Simples, objetiva e esclarecedora! Parabéns.

    ReplyDelete
  9. Parabéns!
    Explicação simples e objetiva!

    ReplyDelete
  10. Parabéns! Explicação simples e objetiva!

    ReplyDelete
  11. Parabéns! Finalmente percebi o que é o cancer e de que maneira específica ele acaba por matar um ser humano. Obrigada, muito boa a explicação e o conteúdo.

    ReplyDelete
  12. Gostei da explicação, e aqui vai a pergunta, e se nós convertessemos a banda(células cancerígenas) em trabalho dores será que era possível?

    ReplyDelete